Início > WSUS > Configurando o WSUS

Configurando o WSUS


Boa tarde pessoal !

Estou aqui de novo com um novo post sobre essa excelente ferramenta que é o WSUS. Mostrei a vocês como instalá-lo e criar GPO para as estações detectarem seu servidor de atualizações, agora irei mostrar como fazer suas configurações iniciais. Espero que seja bem útil a todos.

Logo após a instalação do WSUS, a tela de configuração do mesmo já inicia, e em sua primeira tela indica algumas informações úteis que devemos observar: configuração de firewall, conexões dos computadores no servidor e credenciais de proxy.

Essa tela é exibida abaixo:

1

A próxima tela é para marcar se deseja participar do programa de aperfeiçoamento da Microsoft. Não é necessário participar, fica a escolha de cada um…

2

A tela seguinte você vai determinar sua fonte de download das atualizações. Você pode ter outros servidores de atualizações em sua rede, e configurar seu WSUS para sincronizar com ele, ou a opção mais comum, que é de buscar no Windows Update. Nesse ambiente de testes eu optei por baixar do Windows Update, pois o WSUS será meu unico servidor de atualizações.

3

Após a configuração anterior, vem a parte onde configuramos o proxy, caso a extrutura da rede possua um servidor para isso.

4

Configurado o proxy, é preciso iniciar uma conexão, onde é sincronizado informações sobre as atualizações. Essa é uma função interessante, pois, além da sincronia, ela evita que por alguma distração configuremos o WSUS de forma errada e mais pra frente “sofrer” para entender o porque não funciona… rs. Afinal, se o proxy estiver configurado errado, ele não irá conseguir concluir a sincronia.

6

A próxima configuração  é do idioma das atualizações que você quer baixar, mesmo que seu ambiente seja todo com sistemas em Português, aconselho marcar também, a opção do idioma Inglês, pois algumas atualizações vem somente no idioma inglês e servem para os computadores e servidores.

8

O próximo passo é a escolha dos produtos que você busca atualizar, como por exemplo o Microsoft Office, Windows Server, Windows XP 64 bits, etc… Fica a cargo de cada um escolher, a dica que eu passo é de que nunca marque todas as opções ou opções a mais do que possui em sua rede, pois isso não será util a você e se posteriormente você incluir algum produto em sua extrutura, é possível reconfigurar essas opções. Dessa forma, seu ambiente de atualizações fica mais “limpo” e organizado.

9

E em seguida, vem as opções onde você escolhe a classificação das atualizações que você deseja baixar. Como a opção anterior, fica a cargo de cada um e de sua necessidade, porém nessa parte eu indico marcar todas as opções, pois torna um servidor mais completo.

10

Quase finalizando as configurações, vem a tela onde optamos por sincronizar as atualizações manualmente ou agendada. Em maioria dos casos é mais interessante agendar as atualizações, eu optaria por sincronizar manualmente se fosse um servidor de testes de atualizações.

11

E finalizando a configuração, temos a opção de já iniciar a primeira sincronização com o Windows Update para coletar as informações sobre atualizações que estão disponíveis. Essa primeira sincronização é necessária! Basta marcar a opção e clicar em Finish.

Caso queira ver algumas informações sobre o produto, pode também, ao invés de clicar em finish, clicar em Next.

As duas imagens abaixo mostram essas telas:

12

13

Assim finalizo mais um post…

Espero ter ajudado a todos, e em sequência, no meu próximo post, irei mostrar as telas do WSUS e como utilizá-lo.

Um abraço a todos e até mais!

Categorias:WSUS Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: