Início > WSUS > Interface Wsus

Interface Wsus


Olá galera, boa noite !

Estou mais uma vez aqui com um post sobre o WSUS, acredito que com esse conjunto de posts sobre o WSUS, todo administrador de redes será capaz de utilizá-lo em sua estrutura de rede, e facilitando assim, um pouco mais suas tarefas e garantindo mais a segurança de sua rede com máquinas e servidores atualizados.

Para inicio, temos a tela principal do WSUS. Nela temos um resumo do servidor, com gráficos pizza indicando o status dos computadores e das atualizações. No gráfico relacionado ao Status dos Computadores, temos legendas da cor vermelha, indicando computadores com erros, amarelo indicando os computadores que precisam de atualizações e de verde os computadores que estão atualizados.

No gráfico relacionado ao Status das Atualizações, temos legendas da cor vermelha, indicando atualizações com erros, amarelo indicando os atualizações que o computadores necessitam e de verde as atualizações instaladas ou não aplicada aos computadores (atualizações que não servem aos computadores detectados no WSUS).

Ao lado esquerdo temos as guias de navegação do WSUS onde temos todas as principais funções do servidor de atualizações e ao lado direito, temos o painel de ações, que muitas vezes pode ser substituído pelo botão direito do mouse.

14

Seguindo as guias de navegação do lado esquerdo temos, no nome do servidor de atualizações, informações mais precisas. Na tela “To Do”, temos informações gerais que podem ajudar o administrador das atualizações, como por exemplo quantas atualizações estão esperando por aprovação.

Em “Overview”, temos uma tela, que é uma das que mais utilizo, pois nela efetuamos a sincronização das atualizações e vemos seu status, o status dos downloads, temos estatísticas do servidor, informação sobre o tipo de conexão que foi configurado no WSUS e novamente os gráficos citados logo acima.

Em “Resource”, temos alguns links com informações sobre diversos assuntos do WSUS, como help.

Segue imagem da tela:

15 - primeira sincronização

Dando sequência, em “Updates”, temos mais 4 gráficos que auxiliam numa melhor visualização de como estão as atualizações na rede. Temos um gráfico que mostra  a respeito de todas as atualizações, um de atualizações críticas, um de atualizações de segurança e de atualizações do WSUS. As legendas seguem o mesmo padrão citado anteriormente, porém com um acréscimo de uma legenda: atualizações sem status, com a cor cinza.

16

Na próxima tela, “All Updates, mais uma das telas bastante utilizadas por mim, temos informações sobre todas as atualizações, com suas classificações, quantos por cento foram instaladas e se foi aprovada ou não. Nessa tela eu sempre faço uma configuração que me ajuda bastante. Acrescento duas guias na barra de informação, as guias instalation status e file status, que me auxiliam na identificação de como estão os processos após aprovação da atualização. Essa é uma dica que deixo a vocês…

As sub-categorias possuem as mesmas funções, porém filtradas em atualizações críticas, atualizações de segurança e atualizações do WSUS.

18

Em sequência, temos guia “Computers”, onde temos mais gráficos, idicando o status dos computadores. Se você tiver grupos, terá também gráficos relacionados aos grupos, conforme a imagem abaixo:

20

Nos grupos, temos as informações dos computadores. Se você não criar nenhum grupo, por default, terá o grupo “Unassigned Computers”. As informações dos computadores são a respeito da versão do Windows, nome , endereço IP e ultima vez que houve comunicação entre o servidor e o computador. Ao lado esquerdo do computador, é possível ver também o ícone do status do computador, quando está com uma exclamação, é porque existem atualizações que são necessárias para o computador, e quando é uma bolinha verde com um “v”, é porque o computador está todo atualizado.

21

E a ultima guia que costumamos utilizar do WSUS é a de “Reports”, nela temos todos os relatórios dos status dos computadores, das atualizações e sincronizações, que podem ser bem úteis no dia a dia, principalmente quando o processo estiver mais automatizado.

23

Existem mais duas guias no WSUS, a de options, onde é possível rever todas as configurações feitas no WSUS, como foi falado no post anterior e também a guia de “Downstream Server”, que é para quando se tem mais de um servidor de atualizações.

Por fim temos então um servidor de atualizações, que irá ajudar bastante, principalmente em redes que possuem vários computadores.

Espero mais uma vez ter ajudado, e caso tenham dúvidas postem suas dúvidas ou comentem !!

Até mais como novos posts, abraços.

Categorias:WSUS Tags:
  1. Amilton
    24/04/2011 às 10:36 pm

    Parabéns, ficou bem legal e com informações muito úteis.
    Este é o caminho.
    Abraços.

  2. 21/04/2011 às 9:44 pm

    Parabens pelo seu blog e pelo otimo post …
    espero por novidades
    um Abraço …

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: