Início > File Server > Como restringir arquivos em pastas

Como restringir arquivos em pastas


Um tempo atrás estava com um problema onde era necessário restringir determinados tipos de arquivos em algumas pastas, porém não sabia como fazer, foi quando descobri que existe um recurso chamado “File Screening Management” que permite criar templates justamente para executar essa função.

Para criar esses templates basta acessar o File Server Resource Manager no servidor de arquivos e ir na opção: File Screening Management…

… em File Screens, clique com o botão direito e em seguida “Create File Screen” …

Em “File screen path” você deve escolher em qual pasta você deseja aplicar o template e logo abaixo existem duas opções, onde a primeira pode ser selecionado tipos de arquivos padrão do File Screening e a segunda você pode customizar suas opções.

Customizando você terá a seguinte tela:

Nessa tela acima você pode configurar se o tipo do Screen é ativo ou passivo (ativo: bloqueia os usuários de salvar dos determinados arquivos / passivo: permite salvar, funciona para monitoramento), selecionar os grupos de arquivos deseja bloquear (ou monitorar) e até mesmo criar novos grupos a partir das extensões dos arquivos ou editar um grupo. Além disso é possível também configurar relatorios de e-mail (guia E-mail Message), logs , executar comandos e gerar reports.

Uma outra possibilidade é criar uma exceção, onde você determina quais tipos de arquivo você não deseja bloquear, muito utilizado quando se deseja bloquear tudo menos determinado tipo de arquivo.

O procedimento é praticamente o mesmo do “Create File Screen”, porém você irá na opção: “Create File Screen Exception”. Após isso basta indicar qual o diretório será aplicado o template e qual a exceção que deseja permitir.

No final, a tela principal irá exibir todos os templates configurados…

E estão prontas as configurações.

Espero ter ajudado a todos, até mais.

  1. Ricardo
    10/08/2012 às 12:46 pm

    Matheus, bom dia. Tem como eu definir um horário para que um grupo de servidores verifique atualizações no WSUS? Não apenas um intervalo mas determinar o horário. Agradeço antecipadamente.abraço. Ricardo

    • 13/08/2012 às 9:27 am

      Ricardo, bom dia! Via GPO o que você pode fazer é “configurar as atualizações automáticas” conforme a imagem https://matheuscapistrano.files.wordpress.com/2011/03/26.jpg
      Dessa forma você determina o horário da instalação nas maquinas.
      Agora a frequência com que as máquinas buscam as atualizações no servidor, você só consegue configurar por intervalo de horas.
      Essas configurações podem ser feitas por registro, porém não acho que seja interessante, já que tem as GPOs para tal função, mas talvez por registro você consiga determinar por horário.

      Abraços

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: